LOJA

ISTs: o que você precisa fazer para prevenir (e onde se testar)

IST: o que você precisa fazer para prevenir (e onde se testar)

Mais de 1 milhão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são adquiridas todos os dias em todo o mundo, a maioria das quais são assintomáticas. A transmissão das doenças acontece, por exemplo, pelo sexo sem proteção e pelo uso compartilhado de produtos sex shop

A cada ano, estima-se que ocorram 374 milhões de novas infecções com 1 das 4 DSTs curáveis: clamídia, gonorréia, sífilis e tricomoníase. Sabe-se também que as DSTs têm um impacto direto na saúde sexual e reprodutiva. Afinal, podem levar à infertilidade, ao câncer, à estigmatização e a complicações na gravidez, aumentando o risco de HIV.

Continue lendo o mais novo artigo do blog da Loja do Desejo! E não deixe passar nossas dicas de como se cuidar!

Diagnóstico de ISTs

As ISTs geralmente são assintomáticas no início. Mas quando os sintomas ocorrem, eles podem ser inespecíficos. Por isso é relevante fazer testes laboratoriais de sangue, urina ou amostras anatômicas para determinar o tipo de infecção e vírus ou bactéria causadora da doença. 

No sistema público de saúde, testes rápidos estão disponíveis para sífilis, hepatite B e HIV. 

Infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e seus sintomas

HPV 

A infecção por HPV é muitas vezes assintomática, alertando apenas quando manifesta lesões visíveis a olho nu.  Essas lesões podem ser clínicas, no aspecto de verrugas (únicas ou múltiplas) localizadas na região genital ou do ânus. Já as lesões subclínicas não são visíveis a olho nu, podendo oferecer baixo ou alto risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero

Gonorreia 

Assintomática em alguns casos, a gonorreia é transmitida pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Os sintomas incluem corrimento anormal da vagina ou pênis e dor ao urinar. 

Sífilis

Provoca  úlceras genitais normalmente indolores, aumentando os riscos de câncer de colo de útero. Esta doença é provocada pelo contato com a bactéria Treponema pallidum.

Clamídia

clamídia, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, promove infecção nos órgãos genitais, afetando muitas vezes a garganta e os olhos. Além disso, HIV e herpes genital também são tipos de infecções sexualmente transmissíveis muito comuns.

Tratamento de DSTs

O tratamento eficaz está atualmente disponível para várias DSTs.

  • Três DSTs bacterianas (clamídia, gonorreia e sífilis) e uma DST parasitária (tricomoníase) são tratáveis antibióticos em doses únicas.
  • Para herpes e HIV, os medicamentos mais eficazes disponíveis são antivirais que podem modular o curso da doença, embora não possam curá-la.
  • Para a hepatite B, os antivirais podem ajudar a combater o vírus e retardar os danos ao fígado.

Mas todos esses medicamentos são administrados apenas por recomendação médica e após o diagnóstico correto. 

Prevenção de DSTs

Quando usados ​​de forma correta e consistente, os preservativos oferecem um dos métodos mais eficazes de proteção contra DSTs, incluindo o HIV. Então, use sempre os preservativos ​​em todas as relações sexuais vaginais e anais.

Não compartilhe produtos sex shop!

Do mesmo modo, nunca compartilhe seus itens de sex shop com outras pessoas. Esse cuidado é vital para a manutenção da sua saúde sexual. E sempre antes de usar e depois de utilizar os vibradores sex shop, plugs anais e outros acessórios de penetração, faça a higienização correta dos itens eróticos!  

A Loja do Desejo apoia o sexo protegido, seguro e criativo, com brinquedinhos eróticos e acessórios inovadores e que vão te estimular ao máximo! Acesse nossa loja online e confira as opções! 

COMPARTILHE ESSE POST

Veja também: