LOJA

,

Exercícios de Kegel: quais são seus benefícios

Os exercícios de Kegel (usando bolinha tailandesa) ajudam a melhorar a saúde e a vida sexual por meio de movimentos de fortalecimento dos músculos pélvicos. No entanto, muitas mulheres ainda desconhecem os muitos benefícios que essas atividades proporcionam para o bem-estar geral.

Então continue lendo o mais novo artigo do Blog da Loja do Desejo e conheça mais sobre esse exercício.

O que são os exercícios de Kegel?

Criados pelo na década de 1940, o nome faz referência ao ginecologista americano Dr. Arnold Kegel, que estudou sobre as práticas, dando origem ao termo.

Na época, inicialmente foi utilizado como tratamento não cirúrgico da incontinência urinária por fraqueza e/ou frouxidão muscular perineal, até que o médico estudou a relação dos exercícios com a saúde íntima das mulheres. Hoje, sabemos que essa prática pode ser feita por homens, mulheres e idosos. Ou seja, traz benefícios para todos!

Como se iniciou a revolução sexual feminina?

Em suma, os exercícios consistem em movimentos de contração dos músculos do assoalho pélvico. A saber, são os músculos que envolvem e sustentam a bexiga, a vagina, o útero e o reto.

A realização dos exercícios de fortalecimento de forma constante ajudam a tratar problemas como

  • Incontinência urinária
  • Prolapso (queda) de órgãos pélvicos
  • Dor lombar e no quadril

Além disso, o sexo se torna mais gostoso e confortável quando as mulheres estão com a musculatura pélvica treinada. Aliás, os homens também se beneficiam disso, pois a penetração oferece mais prazer com as contrações vaginais intensas.

5 vantagens dos exercícios de Kegel para mulheres:

1. Orgasmos mais intensos

Ao fazer os exercícios de contração vaginal com a bolinha tailandesa, a vagina mais apertada favorece o orgasmo. Cabe destacar que os músculos do assoalho pélvico são vitais quando se trata de alcançar o ponto máximo do prazer sexual. Eles são responsáveis ​​pelas sensações prazerosas sentidas nos órgãos genitais quando ocorre o clímax sexual. 

Então, quando os músculos do assoalho pélvico estão saudáveis, os orgasmos são mais intensos e duram mais. Exercitar os músculos do assoalho pélvico resulta no aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica. A circulação sanguínea melhorada, por sua vez, aumenta a excitação sexual, a lubrificação e a capacidade de atingir o orgasmo.

2. Os exercícios de Kegel melhoram a saúde pélvica durante a menopausa

Durante a menopausa, os níveis flutuantes de estrogênio podem levar a um menor fluxo sanguíneo nos músculos do assoalho pélvico. Além disso, pode ocorrer a diminuição do tônus ​​muscular. Mas é aí que os movimentos de Kegel podem auxiliar. Os movimentos de contração e soltura renovam o sangue circulante, o que colabora no processo de restauração e fortalecimento pélvico. 

3. Melhor recuperação do parto

Após o parto por via vaginal ou por cesariana, os músculos do assoalho pélvico tendem a ficar fracos, resultando na ruptura dos músculos e, possivelmente, episiotomia. A boa notícia é que esses músculos se curam como qualquer outro músculo, e respondem aos exercícios de Kegel com força melhorada, assim como outros músculos.

Você pode começar a fortalecer o assoalho pélvico antes de engravidar e continuar fortalecendo-o durante a gravidez. Mas atenção: os exercícios de Kegel com bolinha tailandesa não devem ser feitos se existem contrações do útero, pois há risco de aborto. 

4. Redução do prolapso de órgãos pélvicos (POP)

O prolapso de órgãos pélvicos (POP) é ​​uma condição na qual um ou mais órgãos pélvicos pressionam as paredes da vagina. Isso geralmente ocorre depois que os músculos do assoalho pélvico ou seus ligamentos foram esticados ou enfraquecidos, como após a gravidez e o parto.

As mulheres também podem desenvolver POP devido ao levantamento prolongado de peso para o trabalho ou exercício físico. A condição também pode ser provocada após períodos de tosse intensa ou obesidade. Por isso, vale investir nos movimentos de Kegel para evitar ou amenizar o POP. 

5. Kegel para incontinência urinária

Os músculos do assoalho pélvico sustentam a bexiga, o útero e o reto. Quando esses músculos não são fortes e coordenados, a bexiga e o colo da bexiga têm menos suporte e fechamento ao redor do esfíncter. Isso pode resultar em incontinência.

A incontinência urinária de esforço é o vazamento da bexiga que ocorre com movimentos extenuantes, incluindo exercícios, levantar objetos pesados ​​ou ao tossir, espirrar ou rir. Portanto, os exercícios de Kegel com as bolinhas tailandesas da Loja do Desejo podem ajudar no tratamento.

Como fazer exercícios de Kegel com as bolinhas tailandesas?

  • Mantendo o cordão de remoção fora do corpo, insira a primeira bolinha do cordão na vagina empurrando delicadamente, mas com firmeza e usando um pouco de lubrificante à base de água para maior conforto;
  • Em seguida, tente sugar a outra bolinha, usando apenas a força da musculatura da vagina;
  • Depois de introduzir as bolinhas, tente colocá-las para fora, relaxando a musculatura do assoalho pélvico, evitando fazer força com a barriga.
conheça as bolinhas tailandesas

Em quanto tempo Kegel faz efeito?

Segundo a Urology Care Foundation (Fundação de Cuidados de Urologia), o ideal é que os exercícios façam parte da rotina, com um mínimo de 30 repetições, duas vezes por dia, podendo levar apenas algumas semanas para começar a sentir os benefícios.

Se seguir estas recomendações, deverá notar os primeiros resultados ao fim de aproximadamente seis semanas, e entre 8 a 12 meses há uma boa chance de que sua situação se regularize!

Qual a diferença dos Exercícios de Kegel e Pompoarismo?

Tanto o Pompoarismo, quanto os exercícios de Kegel, se apoiam na mesa base: exercícios para fortalecimento da musculatura pélvica. A diferença é o foco e o objetivo.

Nos exercícios de Kegel, o foco é o tratamento de problemas como incontinência urinária e fecal. No Pompoarismo, o foco dos exercícios é o erotismo e prazer sexual, mas a base é a mesma, afinal o músculo tem uma ação única, funciona como um grande bloco!

Ao praticar os exercícios a mulher consegue aprender a contrair e relaxar a musculatura pélvica de forma consciente e voluntária, ou seja: aperta e solta na hora e do jeito que quiser e bem entender. Isso porque com a prática, é possível aumentar a força e resistência e a coordenação de toda a região pélvica.

Quando você vai à academia malhar os outros músculos não é exatamente isso que você espera que aconteça? Então lá embaixo não será diferente… É preciso malhar também!

Gostou e quer começar a fazer os exercícios de kegel com as bolinhas tailandesas? Você pode aproveitar e levar junto com o acessório, o livro “Manual do Pompoar”. Entre na Loja do Desejo e aproveite ofertas exclusivas!

COMPARTILHE ESSE POST

Veja também: