LOJA

Como o câncer de mama impacta na libido feminina

A Loja do Desejo está sempre antenada no bem-estar e na sexualidade feminina. Por isso, neste mês de outubro, gostamos de falar muito sobre a campanha Outubro Rosa, dedicada à conscientização sobre o câncer de mama.

Além de alertar para a importância do autoexame de mama, a campanha também reflete uma questão: como o câncer de mama impacta na vida da mulher, tanto com sua vida profissional, familiar e autoestima e até mesmo seus impactos na libido feminina.

Como o tratamento para câncer de mama afeta o desejo sexual

No tratamento contra o câncer de mama, a secura vaginal e a perda de libido representam alguns dos efeitos colaterais mais desafiadores para recuperação da autoestima feminina. 

E eles surgem em detrimento de vários fatores: psicológicos e por conta de tratamentos como a quimioterapia. Durante a quimioterapia, sintomas como náuseas, perda de cabelo e emagrecimento são bem comuns. De fato, todos esses sintomas, por si só, já são muito debilitantes. 

Além disso, por causa do tratamento, os níveis de estrogênio e testosterona, hormônios que favorecem a função sexual, tendem a cair. 

A reposição desses hormônios é algo discutido no meio médico, havendo contrariedades sobre a eficácia e a segurança da reposição em mulheres com histórico de câncer de mama.

Consequências psicológicas do câncer de mama reduzem a libido

Ao receber o diagnóstico do tumor de mama, é comum que as mulheres se sintam com dúvidas, medos, inseguranças e incertezas. Afinal, não é fácil receber uma notícia que impacta diretamente a saúde e o bem-estar.

Mas as preocupações vão muito além das chances de sucesso do tratamento, dos procedimentos cirúrgicos e do monitoramento da doença. As mamas representam a nutrição, a sexualidade e a essência feminina.

Então, o risco de perder uma parte tão importante do corpo causa pânico e perda da libido. Após a mastectomia, que é a retirada completa da mama, o que sobra é um grande vazio na alma – na maioria das vezes. 

No entanto, a remoção do tumor e do seio todo não precisa representar a perda completa da sensualidade da mulher. Embora a disfunção sexual seja uma sequela comum entre sobreviventes de câncer de mama, é possível amar o próprio corpo e reencontrar a libido para ter uma vida sexual plena e livre de tabus. 

Outubro Rosa: campanha pela vida com dicas para recuperar a vida sexual

Se você descobriu o tumor de mama, saiba que a vida não acaba aí! Com os devidos tratamentos e cuidados é possível recuperar a saúde, o bem-estar e a vida sexual.

Após a cirurgia da mama, o olhar sobre o próprio corpo pode mudar muito. Contudo, é essencial se redescobrir como mulher. Algumas partes erógenas do corpo, por exemplo, os mamilos perdem a sensibilidade. Às vezes, eles são retirados completamente. 

Nesse caso, a dica é focar em outras áreas sensíveis do corpo na hora dos estímulos sexuais. Então, peça ao seu parceiro ou parceira para tocar em outras áreas, sendo que você pode perceber um despertar sexual diferente e até mais intenso e prazeroso. 

Invista em acessórios sex shop

Sair da rotina no sexo pode ajudar bastante as mulheres que sobreviveram ao câncer de mama. O mercado erótico está aí para ajudar, apresentando produtos como lubrificantes, vibradores, massageadores e muito mais!

Outras dicas para aumentar a libido

  • Assista a filmes eróticos com seu par;
  • Use produtos lubrificantes para resolver a secura vaginal;
  • Abuse do sexo oral;
  • Aproveite tudo o que uma loja sex shop tem a oferecer em produtos eróticos, acessórios, fantasias e brinquedinhos para divertir o casal entre 4 paredes! 

Então não perca mais o seu tempo e comece a buscar o amor próprio e aceitar seu corpo da forma que ele é! Acesse a Loja do Desejo e conheça produtos eróticos que podem ajudar você a redescobrir sua própria beleza e sensualidade!

Atualizado: 19/10/2023

COMPARTILHE ESSE POST

Veja também: